22256093_270365036807026_6756368398562623488_n

Ensino Médio

AGENDE SUA VISITA

Ensino Médio Autonomia tem como principal objetivo consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando ao adolescente atingir níveis mais elevados de abstração e ser capaz de estruturar um pensamento mais crítico e científico. Muito além da preparação para o vestibular, o nosso Ensino Médio propõe a formação de um adolescente que valoriza a liberdade e reconhece os direitos humanos, que respeita o outro e convive com as diferenças, que atua, critica e propõe soluções criativas e inovadoras, agindo como verdadeiro cidadão e ator da transformação social. Um sujeito cada vez mais autônomo, com condições de enfrentar a vida universitária e o posterior mundo do trabalho.

Nos dois primeiros anos, projetos dinâmicos permitem contextualizar, relacionar e experimentar e compreender os conteúdos das disciplinas. Já nesta etapa os alunos são preparados, por meio de exercícios e simulados, para compreensão e realização das questões propostas em vestibulares e ENEM.  Além das aulas da manhã, há semanalmente, um período letivo vespertino.

No Terceiro Ano, apoiado em material didático especializado, o objetivo é completamente voltado para o ingresso no Ensino Superior. As aulas acontecem no período matutino e, todas as tardes, são oferecidas monitorias.

Com a implementação do Novo Ensino Médio Autonomia, a organização da estrutura curricular se tornará mais flexível e os estudantes poderão fazer escolhas com liberdade e protagonismo. Assim, a divisão do currículo é feita em dois grandes eixos: Formação Geral Básica, obrigatória para todos os estudantes, e Itinerários Formativos, nos quais os alunos e alunas poderão escolher cursos a trilhar.

Os Itinerários Formativos são organizados por áreas de conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Itinerários Integradores, que abrangem mais de uma área.

A partir da nova estrutura, os alunos e alunas poderão, desde o 1º ano do Ensino Médio, personalizar sua formação de acordo com afinidades e objetivos. Isso significa que a decisão do projeto de vida não será mais centralizada no fim do Terceirão, e sim durante todo o percurso de Ensino Médio.


As avaliações constantes, simulados, aulas de revisão, reforço, monitorias, bancos de questões, orientação profissional e o número limitado de alunos por turma, fizeram da Escola Autonomia a escola particular que, desde 2002 tem excelentes índices de aprovação nos vestibulares da UFSC, além de um ótimo histórico nos últimos 7 anos no ENEM, confira em www.coperve.ufsc.br e www.inep.gov.br.

Ciência, arte, tecnologia e cultura. Companheirismo, amizade, descontração e alegria. Atitude, protagonismo, debate e ativismo. Um ensino médio diferente, um Ensino Médio Autonomia.

Comunicados
Horário das Aulas

ENSINO MÉDIO

1ºs anos:
Período Matutino – 7h30min às 12h20min.
Período Vespertino (3ª feira) – 13h30min às 17h45min.

2ºs anos:
Período Matutino – 7h30min às 12h20min.
Período Vespertino (5ª feira) – 13h30min às 17h45min.

3ºs anos:
Período Matutino – 7h30min às 13h05min.
Período Vespertino: de 2ª a 6ª feira são oferecidas monitorias para esclarecimento de dúvidas nas disciplinas curriculares (com exceção de Inglês, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Atualidades).

Educação Física

1ºs, 2ºs e 3ºs anos – 2ª ou 6ª feira – 14h às 15h30min ou 15h30min às 17h.

Dias e horários a serem definidos durante o mês de fevereiro.

IMPORTANTE: A entrada, após os horários citados, deverá ser feita pela recepção do prédio principal da Escola.